segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Ilha do Sal - Cabo Verde #4

Estive no Sal durante uma semana. Entrar no espírito daquele povo começou logo à saída do avião. Tínhamos pessoas a nossa espera para nos levarem até ao hotel e assim foi. Tínhamos duas carrinhas à nossa espera música africana bem alta e lá vamos nós, rotundas feitas ao contrário ou com duas rodas é o normal naquela terra ... Afinal o movimento rodoviário é muito pouco. ahahah
Chegada ao hotel, ver os quartos e começar a falar com os animadores que lá estavam. O kiki (oh que saudades!!) disse logo para não bebermos água da torneira porque senão ficavamos a "pintar parades", claro ! É preciso realmente ter muito cuidado, mas os hotéis dão garrafas de água para que isso não aconteça e não exista essa necessidade.
Nos dias seguintes foi praia, piscina, visitas à cidade (ia-se bem a a pé) e numa dessas idas à cidade falamos com um taxista para saber se estava disposto a mostrar-nos a ilha e assim foi. Mostrou-nos as salinas, as cabras que comem pedras porque não existe vegetação nenhuma, a zona rica (sim porque ou existem barracas ou mansões) e falou de algumas coisas específicas que íamos perguntando. No sal não existe grande coisa para ver, acho que o mais bonito é a relação com as pessoas.
Os cabo verdianos não gostam que os senegaleses andem pelas praias, porque eles são muito chatos e é mau para o turismo. Havia um menino que vivia na praia, o Wendrik, que os pais tinham abandonado e os animadores do hotel lhe davam algum apoio. Eu todos os dias trazia comida do hotel para lhe dar e um dia ele deu-me um búzio dos grandes e eu fiquei super contente claro, então começou a trazer-me sempre que conseguia encontrar e uma vez dei-lhe dinheiro. Fiquei a descobrir que ele escondia o dinheiro na boca para que os mais velhos não o roubassem.
Também foi nesta ilha que tive um dos momentos mais giros da vida, o foi ver a desova de tartaruga. Ai, foi lindo! Não tenho fotos do momento porque é preciso ter muito cuidado para elas não se aperceberem e flash é completamente proibido. Eu estava completamente em cima dela, nunca mais me vou esquecer. As fotos representam aquilo que vi, e a menina deitada podia ser eu ... porque eu estava literalmente assim.


Esta foi resumidamente a minha passagem pela ilha do Sal, penso que agora já está bem mais explorada turisticamente. Afinal de contas já passaram uns aninhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário